A velocidade contratada representa a velocidade máxima configurada dentro da rede da Claro. Abaixo, são alguns motivos da variação de velocidade:
-
Quando você acessa um determinado servidor, você está passando por várias máquinas interligadas e se uma delas estiver sobrecarregada ou com mau desempenho, sua velocidade será menor.
-
Quantidade elevada de conexões no servidor do site que você está acessando.
-
Configuração de softwares utilizados simultaneamente à conexão (ex: antivírus, firewall, programa de troca de mensagens, programas de troca de arquivos), que consomem velocidade da banda larga e recursos do seu computador (principalmente processador e memória RAM).
-
Eventuais vírus residentes no seu computador, afetando o desempenho e consumindo a banda de internet.
-
A qualidade de acesso pela rede Wi-Fi também é variável, estando sujeita a interferências e nível de sinal conforme o ambiente onde o modem/roteador Wi-Fi foi instalado e a compatibilidade dos dispositivos/equipamentos utilizados pelo cliente.
Por estas razões, não é possível que a operadora garanta a velocidade durante todo o tempo e para todas as aplicações. Mesmo assim, estamos sempre buscando formas de garantir a melhor e mais rápida internet banda larga do país.